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Revista de Enfermagem Referência
versión impresa ISSN 0874-0283
Resumen
ARAUJO, Catarina Isabel Reis Silva Garcia e Teles de. Impacto dos vídeos simuladores de autocuidado na pessoa com lesão medular. Rev. Enf. Ref. [online]. 2016, vol.serIV, n.9, pp.57-64. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/RIV15066.
Enquadramento: A amplificação da informação permitida pelas tecnologias atuais influencia a forma como as pessoas pesquisam a informação determinando novas necessidades de triagem. Objetivos: Avaliar o impacto de um instrumento vídeo, em português, sobre técnicas de autocuidado e reabilitação motora em pessoas com lesão medular (LM) quanto a ganhos em habilidades motoras observáveis e ganhos em conhecimentos imediatos. Metodologia: Realizou-se um estudo quasi-experimental de avaliação de impacto dos vídeos em ganhos de habilidades motoras e aquisição imediata de conhecimentos. Resultados: Observou-se que o grupo de intervenção obteve ganhos de habilidades motoras muito significativos (pós-teste) em 3 dos vídeos estudados. Verificaram-se ganhos moderadamente significativos de desempenho com 1 dos vídeos e melhoria ligeira do desempenho com outro vídeo. Encontrámos ganhos de conhecimentos imediatos em todas as técnicas do grupo de intervenção comparando os 2 momentos de avaliação. Conclusão: A intervenção em estudo teve um impacto positivo no grupo de intervenção quer no aumento das habilidades de execução de técnicas quer no aumento dos conhecimentos imediatos sobre as mesmas.
Palabras clave : filmes e vídeos educativos; reabilitação; traumatismos da medula espinal; autocuidado; destreza motora.