SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue10Risky sexual behavior and knowledge of STIs/AIDS among university health studentsStructural empowerment in nursing: translation, adaptation and validation of the Conditions of Work Effectiveness Questionnaire II author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

BATISTA, Rui Carlos Negrão; MARTINS, José Carlos Amado  and  PEREIRA, Maria Fátima Carneiro Ribeiro. Construção e validação da Escala de Ganhos Percebidos com a Simulação de Alta-Fidelidade (EGPSA). Rev. Enf. Ref. [online]. 2016, vol.serIV, n.10, pp.29-37. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV16002.

Enquadramento: A simulação de alta-fidelidade enquanto estratégia de ensino permite que o estudante se sinta mais motivado, autoconfiante, interessado e envolvido na sua aprendizagem, preparando-o para o contexto real. Objetivos: Validar instrumento de avaliação dos ganhos percebidos pelos estudantes de enfermagem com práticas simuladas de alta-fidelidade. Metodologia: Estudo de investigação metodológica. Aplicada escala de 26 itens a uma amostra de conveniência de 458 estudantes de enfermagem, após práticas simuladas. Realizado estudo da validade de constructo pela análise fatorial com rotação ortogonal varimax e validação com recurso à randomização de amostras e a estimativa da consistência interna. Resultados: A escala apresenta elevada correlação de praticamente todos os itens com o total da escala, com um Alpha de 0,951. A análise da fidelidade dos 5 fatores apresenta uma consistência interna entre 0,699 e 0,930. Conclusão: A escala cumpre os requisitos de validade, revelando elevado potencial para utilização em investigação.

Keywords : estudantes de enfermagem; simulação; educação em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License