SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue11Effectiveness of nursing interventions in the postoperative recovery of gastric cancer patients: a systematic literature reviewDevelopment of a prototype to support the lower limb during the antisepsis of open fractures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

PEIXOTO, Nuno Miguel dos Santos Martins  and  PEIXOTO, Tiago André dos Santos Martins. Prática reflexiva em estudantes de enfermagem em ensino clínico. Rev. Enf. Ref. [online]. 2016, vol.serIV, n.11, pp.121-132. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV16030.

Enquadramento: A reflexão tem adquirido um profundo reconhecimento na prática de enfermagem, assistindo o processo de aprendizagem e impulsionando o corpo de conhecimentos da própria disciplina. Objetivos: Explorar o estado atual do conhecimento científico relacionado com a prática reflexiva em estudantes de enfermagem no ensino clínico. Metodologia: Revisão da literatura, com base nos modelos do Instituto Joanna Briggs para Scoping Reviews. Dos 206 artigos encontrados, 24 foram incluídos. Resultados: A prática reflexiva assumiu ser uma condição indispensável para o desenvolvimento profissional e intelectual dos estudantes. Foram encontrados 11 domínios de estratégias de promoção da reflexão. Conclusão: Os achados assumem que a prática reflexiva é vista como uma habilidade indispensável no contexto clínico, atribuindo aos estudantes e professores responsabilidades partilhadas para continuar a expandir o corpo de conhecimentos da disciplina.

Keywords : educação em enfermagem; enfermagem; estudantes de enfermagem; estágio clínico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License