SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue12Cardiorespiratory effects of maternal sounds in infants born between 26 and 33 weeks of gestationProcesses developed by nurse managers regarding the error author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

CUNHA, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro da; MACEDO, Ana Paula Morais de Carvalho  and  VIEIRA, Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira. Perceções dos estudantes de enfermagem sobre os processos formativos em contexto de ensino clínico. Rev. Enf. Ref. [online]. 2017, vol.serIV, n.12, pp.65-74. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV16072.

Enquadramento: O presente texto situa-se no campo da supervisão em enfermagem e apresenta um estudo de cariz qualitativo e quantitativo, desenvolvido numa escola superior de enfermagem. Objetivos: Descrever representações e vivências da atividade profissional dos estudantes e supervisores em contexto de ensino clínico; analisar a articulação escola-hospital no processo de formação em contexto de ensino clínico; discutir a função da supervisão em enfermagem como articuladora organizacional; inferir princípios constitutivos da qualidade da formação inicial de enfermeiros, com incidência na atividade em contexto profissional e na supervisão. Metodologia: Os dados foram recolhidos através de um questionário a 92 estudantes em ensino clínico (2º ano) e entrevistas semiestruturadas a um grupo de 5 estudantes e 2 supervisoras. Resultados: Apontam-se algumas potencialidades e fragilidades dos processos formativos, relacionadas com o papel da supervisão e a articulação da teoria com a prática, na construção do conhecimento na ação profissional. Conclusão: Evidencia-se a necessidade de reforçar as relações interinstitucionais e promover modalidades de supervisão de orientação reflexiva e dialógica.

Keywords : enfermagem; estudantes; estágio clínico; supervisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License