SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue14Evolution of self-care dependent individuals admitted to the National Network for Integrated Continuous CareConditioning factors for the development of the self-care competence in the person with a tracheostomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

POBLETE TRONCOSO, Margarita et al. Experiencias de estudiantes de enfermería frente al cambio: desde un currículo tradicional a uno por competencias. Rev. Enf. Ref. [online]. 2017, vol.serIV, n.14, pp.49-56. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17036.

Enquadramento: A educação em enfermagem, nesta última década, tem iniciado importantes mudanças curriculares com base na formação de competências, promovendo um desafio para a disciplina de definir quais as competências relevantes para que os estudantes desenvolvam. Objetivo: Compreender as experiências dos(as) estudantes da Universidade Católica de Maule sobre formação baseada em competências. Metodologia: Estudo descritivo e interpretativo de natureza qualitativa, por meio de 17 entrevistas semiestruturadas. Para a análise, utilizou-se a abordagem holística de Van Manen. Resultados: Os temas emergentes foram sentimentos vivenciados com a inovação curricular, dificuldades na implementação de competências, o facto de a mudança ser profunda e uma boa docência valorizam o acompanhamento e a experiência clínica do professor. Conclusão: O estudo permitiu conhecer o significado que tem a inovação curricular na perspectiva dos estudantes, forneceu informações relevantes para o redesenho curricular e permitiu refletir sobre o processo formativo dos currículos baseados em competências no espaço latino-americano.

Keywords : educação em enfermagem; currículo; estudantes de enfermagem; educação baseada em competências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License