SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número14Evolução das pessoas dependentes no autocuidado acompanhadas na Rede Nacional de Cuidados Continuados IntegradosFatores condicionadores do desenvolvimento da competência de autocuidado na pessoa com ostomia de ventilação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283

Resumo

POBLETE TRONCOSO, Margarita et al. Experiencias de estudiantes de enfermería frente al cambio: desde un currículo tradicional a uno por competencias. Rev. Enf. Ref. [online]. 2017, vol.serIV, n.14, pp.49-56. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17036.

Enquadramento: A educação em enfermagem, nesta última década, tem iniciado importantes mudanças curriculares com base na formação de competências, promovendo um desafio para a disciplina de definir quais as competências relevantes para que os estudantes desenvolvam. Objetivo: Compreender as experiências dos(as) estudantes da Universidade Católica de Maule sobre formação baseada em competências. Metodologia: Estudo descritivo e interpretativo de natureza qualitativa, por meio de 17 entrevistas semiestruturadas. Para a análise, utilizou-se a abordagem holística de Van Manen. Resultados: Os temas emergentes foram sentimentos vivenciados com a inovação curricular, dificuldades na implementação de competências, o facto de a mudança ser profunda e uma boa docência valorizam o acompanhamento e a experiência clínica do professor. Conclusão: O estudo permitiu conhecer o significado que tem a inovação curricular na perspectiva dos estudantes, forneceu informações relevantes para o redesenho curricular e permitiu refletir sobre o processo formativo dos currículos baseados em competências no espaço latino-americano.

Palavras-chave : educação em enfermagem; currículo; estudantes de enfermagem; educação baseada em competências.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons