SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue14Nursing interventions for the early detection of ward patients' clinical deterioration: an integrative reviewThe use of the aged simulation suit in nursing students: a scoping review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

CARLOS, Diene Monique et al. Intervenções na escola para prevenção da violência nas relações de intimidade entre adolescentes: revisão integrativa da literatura. Rev. Enf. Ref. [online]. 2017, vol.serIV, n.14, pp.133-146. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17030.

Enquadramento: A violência nas relações de intimidade (VRI) quando ocorre na adolescência configura-se como um problema considerado mais grave por impactar negativamente o desenvolvimento saudável e por se constituir prenunciador da violência conjugal e intrafamiliar. Objetivos: Identificar os tipos de intervenção de prevenção primária da VRI entre adolescentes que têm sido implementados em contexto escolar. Metodologia: Revisão integrativa de literatura nas bases PubMed, CINAHL, Lilacs, e na biblioteca virtual SciELO. Resultados: Doze estudos compuseram a presente revisão. As intervenções foram identificadas por meio de 3 categorias, multicomponentes, direcionadas ao desenvolvimento de habilidades, e baseadas em teatro/dramatização. Os estudos apresentaram resultados homogéneos. Especificidades de população e abordagem foram discutidas. Conclusão: Importantes contribuições para delineamento das intervenções de prevenção da VRI foram apresentadas, como a necessidade de embasamento teórico; aproximação do contexto de vida dos adolescentes e trabalho junto aos expectadores.

Keywords : violência por parceiro íntimo; adolescente; prevenção primária; serviços de enfermagem escolar; literatura de revisão como assunto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License