SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue14School-based interventions for teen dating violence prevention: integrative literature reviewInterview transcription: conceptual issues, practical guidelines, and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

COELHO, Adriana et al. O uso do simulador de velhice em estudantes de enfermagem: uma scoping review. Rev. Enf. Ref. [online]. 2017, vol.serIV, n.14, pp.147-158. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17050.

Contexto: O recurso à simulação, na formação de enfermeiros, tem aumentado nas últimas décadas e proporcionado a aquisição e desenvolvimento de várias competências. Contudo, os dados relativos à utilização específica do simulador de velhice encontram-se dispersos na literatura. Objetivo: Mapear intervenções com o simulador de velhice, implementadas em estudantes de enfermagem. Método de revisão: Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados. Apresentação e interpretação dos resultados: Dois estudos foram incluídos na revisão. A intervenção oscilou entre 1 e 3 horas de duração, entre a utilização do fato de simulação completo e apenas alguns constritores. Foram implementados instrumentos de avaliação de empatia e de eficácia na aprendizagem. Ambos os estudos foram implementados em estudantes do 2º ano da licenciatura. Conclusão: As características da intervenção, duração e os instrumentos de avaliação diferem entre estudos. Mais estudos devem ser realizados para determinar o efeito/vivências da implementação do simulador de velhice na aquisição e desenvolvimento de competências.

Keywords : revisão; envelhecimento; enfermagem; simulação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License