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Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

MELO, Rosa Cândida de Carvalho Pereira de et al. Dificuldades dos estudantes do curso de licenciatura de enfermagem no ensino clínico: perceção das principais causas. Rev. Enf. Ref. [online]. 2017, vol.serIV, n.15, pp.55-64. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17059.

Enquadramento: O ensino clínico desenvolvido no curso de licenciatura em enfermagem fomenta o desenvolvimento do pensamento crítico, aquisição de competências e confronto com a complexidade dos cuidados em contexto real. Objetivos: Identificar as dificuldades dos estudantes na interação com as pessoas cuidadas no ensino clínico e identificar as principais causas subjacentes. Metodologia: Estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, nos estudantes do 2º ano de licenciatura em enfermagem em contexto de ensino clínico. Colheita de dados realizada através de questionário semiestruturado. Dados quantitativos analisados no IBM SPSS Statistics 23.0 e qualitativos utilizando a técnica de Bardin. Resultados: Foram incluídos 90 estudantes, predominantemente do sexo feminino (81,11%), com idade compreendida entre os 19 e 31 anos. As dificuldades identificadas foram comunicar com pessoas pouco comunicativas, ou que não comunicam verbalmente, agitadas, confusas, desorientadas e/ou agressivas. As principais causas foram défice de formação na área da comunicação e inexperiência na aplicação de técnicas relacionais. Conclusão: Afigura-se como muito importante o investimento na formação dos estudantes utilizando metodologias de cuidar que promovam a sistematização e operacionalização da relação.

Palabras clave : estudantes de enfermagem; relações enfermeiro-paciente; comunicação.

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