SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue17Walking as an intervention during chemotherapy: integrative reviewPotential for contamination of tourniquets during peripheral venipuncture: a scoping review protocol author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

HERNANDEZ HITA, Natalia; ARIAS MANCEBO, Cristina; VISIERS JIMENEZ, Laura  and  PENA OTERO, David. O fórum de discussão como uma ferramenta de ensino na prática supervisionada do curso de enfermagem. Rev. Enf. Ref. [online]. 2018, vol.serIV, n.17, pp.131-142. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV17101.

Enquadramento: Entre as metodologias ativas que aproveitam as possibilidades oferecidas pelas técnicas de informação e comunicação, estão os fóruns de discussão, como método de comunicação assíncrona, usado para desenvolver competências essenciais entre os estudantes de Enfermagem, como a capacidade de escrever, reflexão e pensamento crítico. Objetivo: Refletir sobre o uso do fórum como ferramenta pedagógica na prática supervisionada. Principais tópicos em análise: Na Licenciatura em Enfermagem do Centro Universitário de Ciências da Saúde, San Rafael-Nebrija foi implementado, no curso 2014-2015, o uso de fóruns de discussão como atividade direcionada dentro do portfólio digital incluído no assunto de Estágios Tutelados Nível 3 do terceiro ano. Conclusão: O uso do fórum de discussão como ferramenta de inovação pedagógica é útil para a aquisição de conhecimento ou atualização do mesmo através da realização de pesquisas bibliográficas e para desenvolver a capacidade de síntese e priorização dos alunos, o que favorece a sua auto-aprendizagem.

Keywords : pensamento; prática do docente de enfermagem; processos grupais; difusão de inovações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License