SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV número21Construcción y validación psicométrica del Cuestionario de Seguridad del Paciente en el QuirófanoGrupo de gestión autónoma de la medicación en un centro de atención psicosocial: experiencia de los usuarios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283

Resumen

LUSQUINHOS, Leonel  y  CARVALHO, Graça S.. Educação para a saúde nas escolas portuguesas: diretrizes dos setores da saúde e da educação. Rev. Enf. Ref. [online]. 2019, vol.serIV, n.21, pp.79-90. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV19020.

Enquadramento: Em Portugal, todas as escolas do ensino básico e secundário são consideradas Escolas Promotoras de Saúde. Objetivos: Analisar as linhas orientadoras para a implementação de escolas promotoras de saúde, emanadas pelos setores da saúde e da educação e verificar se se coadunam com as linhas orientadoras internacionais. Metodologia: Estudo de natureza qualitativa, com recurso a análise de conteúdo dos documentos oficiais utilizando o software NVivo® 11 Pro. Resultados: Ambos os setores (saúde e educação) preocupam-se com as Medidas a adotar para proporcionar condições de organização e de cooperação; têm os Objetivos claramente delineados e coincidentes; consideram relevante as Metodologias/estratégias ativas, especialmente a metodologia por projeto; apresentam Áreas/temas de intervenção idênticas e consideram a Avaliação essencialmente quantitativa. Conclusão: Os documentos da saúde e da educação são convergentes e complementares, havendo articulação entre ambos os setores para uma eficiente implementação de escolas promotoras de saúde.

Palabras clave : promoção da saúde; educação para a saúde; serviços de saúde escolar; serviços de saúde comunitária; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons