SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serIV issue23Translation and cross-cultural adaptation of evidence-based practice instruments for Portuguese nursing students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283

Abstract

FERREIRA, Catarina Isabel Viegas  and  SIMOES, Isabel Maria Henriques. Validação de protocolo de enfermagem para avaliação e diagnóstico de retenção urinária no adulto. Rev. Enf. Ref. [online]. 2019, vol.serIV, n.23, pp.153-164. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RIV19064.

Enquadramento: Nas situações em que o doente tem manifestações de retenção urinária (RU), nem sempre o exame físico é conclusivo, recorrendo o enfermeiro, frequentemente, a cateterismo urinário, incorrendo o doente a riscos associados a esta intervenção, como a infeção do trato urinário. Objetivo: Validar o conteúdo de um protocolo de enfermagem de avaliação e diagnóstico de RU no adulto, com recurso à ultrassonografia vesical, para utilização pelos enfermeiros portugueses. Metodologia: Estudo metodológico, com a opinião de peritos através da técnica Delphi e do Modelo de Fehring adaptado ao contexto cultural. Resultados: Obteve-se a validação do protocolo na primeira ronda da técnica Delphi, com a participação de 42 peritos (IVC = 0,90). Na segunda ronda da técnica Delphi, com 26 peritos, objetivou-se aperfeiçoar o protocolo (IVC = 0,88). Conclusão: A validação do presente protocolo representa um incremento no conhecimento em enfermagem. Considera-se que o instrumento é um suporte teórico e prático, promotor da qualidade dos cuidados de enfermagem.

Keywords : protocolos de enfermagem; ultrassonografia; retenção urinária; avaliação e/ou estudos de validação; diagnóstico de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License