SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV issue4Conceptualization of nursing care to the person with post-stroke dysphagiaNursing diagnoses in hospitalized elderly patients based on Kolcaba's Comfort Theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283On-line version ISSN 2182-2883

Abstract

GONCALVES, Marco António Rodrigues  and  CEREJO, Maria da Nazaré Ribeiro. Construção e validação de uma Escala de Avaliação de Informação Pré-Operatória. Rev. Enf. Ref. [online]. 2020, vol.serV, n.4, pp.e20067-e20067. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/RV20067.

Enquadramento: A transmissão de informações no pré-operatório é uma estratégia adotada pelos enfermeiros para controlar os níveis de ansiedade da pessoa que será submetida a cirurgia programada. Uma ferramenta que avalie essa informação contribui para a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem. Objetivos: Construir e validar uma escala para avaliação da informação pré-operatória. Metodologia: Estudo psicométrico. Foi desenvolvida uma lista de 15 itens com base na revisão da literatura e experiência dos investigadores, na forma de escala tipo likert, aplicada a 200 pessoas no pré-operatório de cirurgia programada. A validade de construto foi estudada pela análise fatorial exploratória, método dos componentes principais, rotação varimax, tipo ortogonal. Resultados: O valor dos testes de Kaiser-Meyer-Olkin e de esfericidade de Bartlett confirmam a adequabilidade do modelo e a prossecução com a análise fatorial exploratória, extraindo-se dois fatores que explicam 53,48% da variância total. O alfa de Cronbach global foi de 0,903. Conclusão: A versão final da escala apresenta boas propriedades psicométricas, permitindo avaliar a perceção da pessoa acerca da informação que possui.

Keywords : enfermagem perioperatória; cuidados pré-operatórios; educação em saúde; estudo de validação; análise fatorial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License