Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883
Resumo
GOMES, Emiliana Bezerra et al. Cuidado cardiovascular seguro no ensino de enfermagem: perspetiva de docentes, discentes e graduados. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.5, e20093. Epub 19-Maio-2021. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv20093.
Enquadramento:
A segurança do paciente é essencial para a promoção da qualidade assistencial, especialmente quando associada ao impacto epidemiológico global e regional da saúde cardiovascular, evidenciando a necessidade da introdução clara da temática nos currículos de saúde.
Objetivo:
Analisar a formação em enfermagem no domínio do cuidado cardiovascular seguro.
Metodologia:
Estudo hermenêutico realizado no curso de enfermagem de uma universidade pública do interior do Nordeste brasileiro com docentes, discentes e graduados. A amostragem foi por conveniência. As entrevistas e grupos focais sofreram análise categorial temática com referencial teórico do guia curricular de segurança do paciente da Organização Mundial de Saúde. A amostra final foi de 46 participantes.
Resultados:
As categorias resultaram nos temas: O cuidado é complexo e o seu ensino é fragmentado; A falta de especificidade no ensino do cuidado cardiovascular seguro; O reconhecimento do cuidado cardiovascular seguro e Os desafios do ensino e aprendizagem no cuidado cardiovascular seguro.
Conclusão:
O ensino do cuidado cardiovascular seguro mostrou-se indireto e fragmentado por todos os grupos de participantes.
Palavras-chave : enfermagem cardiovascular; segurança do paciente; educação superior; educação em enfermagem.