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Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

AMARAL, Guida  e  FIGUEIREDO, Amélia Simões. Desenvolvimento de competências dos enfermeiros orientadores: uma visão de peritos. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.5, e20036.  Epub 26-Maio-2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20036.

Enquadramento:

O quadro legal do Curso de Licenciatura em Enfermagem em Portugal e o Regulamento para o Exercício Profissional dos enfermeiros apontam para a contribuição do enfermeiro na formação dos estudantes de enfermagem.

Objetivo:

Caracterizar o processo de desenvolvimento de competências dos enfermeiros orientadores de ensino clínico.

Metodologia:

Estudo qualitativo, utilizando a metodologia da Grounded Theory. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 7 enfermeiros peritos. A amostragem teórica foi conduzida de acordo com as necessidades identificadas no processo de codificação. A análise e tratamento dos dados seguiu a metodologia em uso.

Resultados:

Os aspetos caracterizadores do desenvolvimento de competências dos orientadores são a nível educacional, a socialização primária e secundária, e a nível profissional, a experiência, o conhecimento, a capacidade de análise e a iniciativa profissional.

Conclusão:

Os peritos evidenciam no seu desenvolvimento de competências as vivências de natureza educacional e escolar que promovem a reflexão critica e uma postura proativa e aspetos de natureza profissional como a perícia, a capacidade de análise e a motivação.

Palavras-chave : enfermagem; preceptoria; competência profissional.

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