SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV issue5Developing preceptors’ skills: experts’ viewKey elements of an educational intervention in nursing for the promotion of cancer survivor adaptation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283On-line version ISSN 2182-2883

Abstract

SILVA, Kênia Lara da et al. Desigualdades sociais no discurso da enfermagem brasileira: compromisso social e luta hegemónica. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.5, e20089.  Epub May 26, 2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20089.

Enquadramento:

As desigualdades sociais manifestam-se como um desafio contemporâneo e os profissionais de enfermagem possuem um papel importante no seu combate, na defesa da justiça social e na promoção de relações de poder mais democráticas.

Objetivo:

Analisar as dimensões das desigualdades sociais nos discursos de entidades representativas da enfermagem brasileira.

Metodologia:

Estudo qualitativo, do tipo documental, que utilizou 10 documentos de posicionamento público de 3 sociedades da enfermagem brasileira.

Resultados:

O discurso sobre desigualdades sociais é representado pelas dimensões Género, Raça/Etnia, Fator económico e Outras vulnerabilidades, evidenciando a naturalização do racismo e da discriminação como condição que afeta a sociedade e a enfermagem. Os interesses específicos da enfermagem são apresentados como interesses gerais da sociedade, sobretudo quanto às dimensões de desigualdades de género e raça/etnia. Denúncia, defesa de públicos vulnerabilizados e persuasão dos atores sociais são os principais modos de organização discursiva presentes no posicionamento das entidades.

Conclusão:

Há um alto comprometimento discursivo das entidades com as desigualdades de grupos sociais, nomeadamente no que concerne ao género, raça/etnia, fator económico e outras vulnerabilidades, num posicionamento político de justiça social.

Keywords : equidade em saúde; enfermagem; sociedades de enfermagem; mudança social; justiça social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )