SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número5Desenvolvimento de competências dos enfermeiros orientadores: uma visão de peritosElementos-chave de uma intervenção educacional em enfermagem promotora da adaptação dos sobreviventes de cancro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

SILVA, Kênia Lara da et al. Desigualdades sociais no discurso da enfermagem brasileira: compromisso social e luta hegemónica. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.5, e20089.  Epub 26-Maio-2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20089.

Enquadramento:

As desigualdades sociais manifestam-se como um desafio contemporâneo e os profissionais de enfermagem possuem um papel importante no seu combate, na defesa da justiça social e na promoção de relações de poder mais democráticas.

Objetivo:

Analisar as dimensões das desigualdades sociais nos discursos de entidades representativas da enfermagem brasileira.

Metodologia:

Estudo qualitativo, do tipo documental, que utilizou 10 documentos de posicionamento público de 3 sociedades da enfermagem brasileira.

Resultados:

O discurso sobre desigualdades sociais é representado pelas dimensões Género, Raça/Etnia, Fator económico e Outras vulnerabilidades, evidenciando a naturalização do racismo e da discriminação como condição que afeta a sociedade e a enfermagem. Os interesses específicos da enfermagem são apresentados como interesses gerais da sociedade, sobretudo quanto às dimensões de desigualdades de género e raça/etnia. Denúncia, defesa de públicos vulnerabilizados e persuasão dos atores sociais são os principais modos de organização discursiva presentes no posicionamento das entidades.

Conclusão:

Há um alto comprometimento discursivo das entidades com as desigualdades de grupos sociais, nomeadamente no que concerne ao género, raça/etnia, fator económico e outras vulnerabilidades, num posicionamento político de justiça social.

Palavras-chave : equidade em saúde; enfermagem; sociedades de enfermagem; mudança social; justiça social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )