SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV issue5The influence of the preoperative nursing consultation on meeting patients’ information needsIndividual intervention protocol based on cognitive stimulation therapy for older adults with mild neurocognitive disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283On-line version ISSN 2182-2883

Abstract

ZAMPROGNA, Katheri Maris et al. Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.5, e20080.  Epub June 04, 2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20080.

Enquadramento:

A prática docente na atenção primária é complexa, podendo a comunidade de prática servir como espaço de formação pedagógica para os enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes.

Objetivo:

Descrever as ações identificadas por enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes em comunidade de prática docente assistencial no ensino na atenção primária em saúde.

Metodologia:

Pesquisa-ação, qualitativa, realizada com grupos focais com 13 enfermeiros supervisores da atenção primária e enfermeiros docentes. Utilizou-se o software de análise de dados AtlasTi 8, e análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

Obtiveram-se três categorias: Ações dos enfermeiros docentes para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações dos enfermeiros supervisores para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações das Instituições de Ensino e de Saúde para a qualificação da prática docente na atenção primária em saúde.

Conclusão:

Os membros constituíram-se enquanto uma comunidade de prática, pois compartilharam interesses comuns, levando ao engajamento sobre definição de ações no exercício docente com especificidade na atenção primária.

Keywords : ensino superior; educação em enfermagem; atenção primária à saúde; comunidade de prática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )