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Revista de Enfermagem Referência
versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883
Resumen
ZAMPROGNA, Katheri Maris et al. Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.5, e20080. Epub 04-Jun-2021. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv20080.
Enquadramento:
A prática docente na atenção primária é complexa, podendo a comunidade de prática servir como espaço de formação pedagógica para os enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes.
Objetivo:
Descrever as ações identificadas por enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes em comunidade de prática docente assistencial no ensino na atenção primária em saúde.
Metodologia:
Pesquisa-ação, qualitativa, realizada com grupos focais com 13 enfermeiros supervisores da atenção primária e enfermeiros docentes. Utilizou-se o software de análise de dados AtlasTi 8, e análise de conteúdo de Bardin.
Resultados:
Obtiveram-se três categorias: Ações dos enfermeiros docentes para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações dos enfermeiros supervisores para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações das Instituições de Ensino e de Saúde para a qualificação da prática docente na atenção primária em saúde.
Conclusão:
Os membros constituíram-se enquanto uma comunidade de prática, pois compartilharam interesses comuns, levando ao engajamento sobre definição de ações no exercício docente com especificidade na atenção primária.
Palabras clave : ensino superior; educação em enfermagem; atenção primária à saúde; comunidade de prática.