SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número5Influencia de la consulta de enfermería preoperatoria en la satisfacción de las necesidades de información del pacienteProtocolo de intervención individual basado en la estimulacíon cognitiva para ancianos con trastorno neurocognitivo leve índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

ZAMPROGNA, Katheri Maris et al. Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.5, e20080.  Epub 04-Jun-2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20080.

Enquadramento:

A prática docente na atenção primária é complexa, podendo a comunidade de prática servir como espaço de formação pedagógica para os enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes.

Objetivo:

Descrever as ações identificadas por enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes em comunidade de prática docente assistencial no ensino na atenção primária em saúde.

Metodologia:

Pesquisa-ação, qualitativa, realizada com grupos focais com 13 enfermeiros supervisores da atenção primária e enfermeiros docentes. Utilizou-se o software de análise de dados AtlasTi 8, e análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

Obtiveram-se três categorias: Ações dos enfermeiros docentes para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações dos enfermeiros supervisores para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações das Instituições de Ensino e de Saúde para a qualificação da prática docente na atenção primária em saúde.

Conclusão:

Os membros constituíram-se enquanto uma comunidade de prática, pois compartilharam interesses comuns, levando ao engajamento sobre definição de ações no exercício docente com especificidade na atenção primária.

Palabras clave : ensino superior; educação em enfermagem; atenção primária à saúde; comunidade de prática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )