SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número5Influência da consulta pré-operatória de enfermagem na satisfação das necessidades informativas do doenteProtocolo de intervenção individual baseado na terapia de estimulação cognitiva em idosos com perturbação neurocognitiva ligeira índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

ZAMPROGNA, Katheri Maris et al. Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.5, e20080.  Epub 04-Jun-2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20080.

Enquadramento:

A prática docente na atenção primária é complexa, podendo a comunidade de prática servir como espaço de formação pedagógica para os enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes.

Objetivo:

Descrever as ações identificadas por enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes em comunidade de prática docente assistencial no ensino na atenção primária em saúde.

Metodologia:

Pesquisa-ação, qualitativa, realizada com grupos focais com 13 enfermeiros supervisores da atenção primária e enfermeiros docentes. Utilizou-se o software de análise de dados AtlasTi 8, e análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

Obtiveram-se três categorias: Ações dos enfermeiros docentes para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações dos enfermeiros supervisores para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações das Instituições de Ensino e de Saúde para a qualificação da prática docente na atenção primária em saúde.

Conclusão:

Os membros constituíram-se enquanto uma comunidade de prática, pois compartilharam interesses comuns, levando ao engajamento sobre definição de ações no exercício docente com especificidade na atenção primária.

Palavras-chave : ensino superior; educação em enfermagem; atenção primária à saúde; comunidade de prática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )