SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número5Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúdeReações à queda do cabelo e estratégias de enfrentamento dos adolescentes com doença oncológica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

JUSTO-HENRIQUES, Susana Isabel. Protocolo de intervenção individual baseado na terapia de estimulação cognitiva em idosos com perturbação neurocognitiva ligeira. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.5, e20100.  Epub 18-Maio-2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20100.

Enquadramento:

A estimulação cognitiva (EC) é uma das terapias não-farmacológicas (TNF) recomendadas e com melhores evidências na perturbação neurocognitiva ligeira (PNCL), permitindo estimular a neuroplasticidade e a reserva cognitiva, podendo atenuar a progressão do declínio cognitivo no idoso com PNCL.

Objetivo:

Apresentar detalhadamente a estrutura e o conteúdo de um protocolo de intervenção em idosos com PNCL, baseada na EC individual.

Metodologia:

Identificação das fases preliminares ao desenho do protocolo de intervenção.

Resultados:

Protocolo de intervenção individual baseado na EC, composto por esquema base de 6 sessões, com frequência bissemanal e com duração aproximada de 45 minutos por sessão, administrado por terapeutas treinados.

Conclusão:

O programa de EC individual pormenorizado facilita a sua implementação e disseminação, podendo ter implicações relevantes na prática clínica e na investigação da PNCL.

Palavras-chave : demência; idoso; desenvolvimento de programas; disfunção cognitiva; estimulação cognitiva; depressão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )