SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número5Protocolo de intervenção individual baseado na terapia de estimulação cognitiva em idosos com perturbação neurocognitiva ligeiraSintomatologia musculosquelética nos estudantes de enfermagem: o papel dos fatores psicossociais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

OLIVEIRA, Cristiana Maria Pinho  e  GAMEIRO, Manuel. Reações à queda do cabelo e estratégias de enfrentamento dos adolescentes com doença oncológica. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.5, e20096.  Epub 10-Jun-2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20096.

Enquadramento:

O cancro na adolescência tem um impacte importante no desenvolvimento psicossocial e físico, sendo a queda do cabelo considerada foco de grande ansiedade e stresse.

Objetivos:

Identificar as reações emocionais à queda do cabelo dos adolescentes com doença oncológica; as estratégias de coping mais utilizadas; e as percecionadas como mais eficazes; bem como, analisar as relações entre reações emocionais e estratégias utilizadas; e as relações entre variáveis demográficas/clínicas e reações emocionais, estratégias utilizadas e respetiva eficácia.

Metodologia:

Estudo quantitativo, transversal, descritivo-correlacional, com uma amostra de 30 adolescentes.

Resultados:

Salienta-se que a queda do cabelo é um problema considerado grande/urgente, sendo a tristeza/choro e o medo/irritabilidade as emoções que melhor descrevem a reação dos adolescentes. Os resultados indicam, também, as estratégias mais utilizadas, as percecionadas como mais eficazes e a existência de relações entre reações emocionais e estratégias de coping utilizadas, assim como, entre variáveis demográficas, reações emocionais e estratégias.

Conclusão:

O conhecimento das reações à queda do cabelo destes adolescentes e das estratégias de enfrentamento, é essencial para uma prática de enfermagem mais direcionada.

Palavras-chave : adolescentes; coping; doença oncológica; queda do cabelo; enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )