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Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

FIRMINO, Cristiana Isabel da Cruz Furtado et al. Sintomatologia musculosquelética nos estudantes de enfermagem: o papel dos fatores psicossociais. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.5, e20085.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20085.

Enquadramento:

Durante todo o curso, os estudantes de enfermagem estão expostos a fatores que podem contribuir para uma diminuição da sua qualidade de vida e do seu estado de saúde em geral, quando associados a sintomatologia musculoesquelética.

Objetivo:

Identificar os fatores psicossociais associados à presença de sintomatologia musculoesquelética no estudante do curso de licenciatura em enfermagem.

Metodologia:

Estudo transversal, com 253 estudantes de escolas superiores de enfermagem. A recolha de dados foi realizada em março e abril de 2018, através de um questionário autopreenchido incluindo variáveis sociodemográficas, bem como questionários Nórdico Músculo-esquelético (QNM), Questionário Estado de Saúde (SF-36) e a Escalas de Ansiedade Depressão e Stress (EADS-21).

Resultados:

A ansiedade, stress e depressão foram identificadas como variáveis associadas à presença de sintomatologia musculoesquelética, interferindo na saúde dos estudantes de enfermagem.

Conclusão:

Existem fatores psicossociais associados à sintomatologia musculosquelética nos estudantes de enfermagem. Conhecer estes fatores de risco irá permitir que se possam planear atempadamente estratégias de prevenção e, também, contribuir para a potenciação do processo de aprendizagem.

Palavras-chave : estudantes de enfermagem; sistema musculoesquelético; educação em enfermagem; fatores de risco; impacto psicossocial.

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