SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número5Sintomatologia musculosquelética nos estudantes de enfermagem: o papel dos fatores psicossociaisValidação da Escala de Satisfação do Cidadão com Cuidados de Enfermagem para pais de crianças hospitalizadas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

KRAUS, Teresa; CAPELA, Susana; RODRIGUES, Manuel Alves  e  DIXE, Maria dos Anjos. Tradução, adaptação cultural e validação do Meaning in Suffering Test para português europeu. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.5, e20069.  Epub 22-Jun-2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20069.

Enquadramento:

As diferenças paradoxais identificadas entre a forma como as pessoas experienciam a dor, independente da sua intensidade, e o sofrimento a ela associado, relacionam-se com os sistemas de crenças e valores.

Objetivos:

Validar o Meaning in Suffering Test (MIST) para a população portuguesa e determinar as suas características psicométricas.

Metodologia:

Este estudo apresenta o processo de adaptação transcultural, realizado numa amostra de 187 pessoas com doença reumática músculo-esquelética (DRM), com recurso a questionário sociodemográfico, clínico e o MIST-P.

Resultados:

A amostra, maioritariamente do sexo feminino, tinha 49,9±12,1 anos. O MIST-P apresenta bons valores de fidelidade (alfa de Cronbach de 0,833). A análise fatorial determinou a organização dos 12 itens em 2 fatores: Sentido e respostas face ao sofrimento e Características subjetivas face ao sofrimento. A escala é estável no tempo (r = 0,844).

Conclusão:

O MIST-P é válido e fiável para a população portuguesa com DRM, tendo potencial para ser aplicado na investigação e na prática clínica de prevenção, controlo e integração do sofrimento inevitável.

Palavras-chave : dor crónica; sofrimento; sentido de vida; escala e validação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )