SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número6Caracterização clínica de pessoas submetidas a transplante renal: sensibilização imunológicaCuidados de enfermagem omissos em oncologia: explorar o problema de um contexto português índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

SANTOS, Paulo Alexandre Figueiredo dos; RABIAIS, Isabel Cristina Mascarenhas; BERENGUER, Sílvia Maria Alves Caldeira  e  AMENDOEIRA, José Joaquim Penedos. Competências dos estudantes de licenciatura em enfermagem em cenários de catástrofe: das necessidades educativas à regulamentação curricular. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.6, e20131.  Epub 21-Set-2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20131.

Enquadramento:

Os enfermeiros assumem uma responsabilidade determinante na resposta a situações de catástrofe, nesta continuidade torna-se imperativo que recebam formação adequada neste domínio. No entanto, a maioria dos cursos de licenciatura em enfermagem em Portugal não inclui conteúdos no domínio da catástrofe.

Objetivo:

Este estudo pretende compreender o contributo das escolas de enfermagem para o desenvolvimento dos conhecimentos e das competências dos estudantes de licenciatura no domínio da catástrofe e os obstáculos que se colocam à integração destes conteúdos nos planos curriculares da licenciatura em enfermagem.

Metodologia:

Estudo qualitativo com recurso à triangulação metodológica, através de entrevistas e grupo focal, com o objetivo de explorar as perceções de 35 professores de enfermagem e 6 enfermeiros com experiência na prestação de cuidados de saúde em situações de catástrofe acerca da introdução de conteúdos neste domínio nos planos.

Resultados:

O estudo revela que a gestão e preparação para situações de catástrofe deve ser integrada no 1º ciclo em enfermagem de modo a garantir o desenvolvimento efetivo e a regulamentação mais objetiva das competências dos estudantes neste domínio.

Conclusão:

As escolas de enfermagem portuguesas precisam de promover e desenvolver a formação na resposta em situações de catástrofe em enfermagem e uma regulamentação mais inclusiva e objetiva desta área.

Palavras-chave : estudantes de enfermagem; desastres naturais; educação baseada em competências; educação em enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )