SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV issue6Educational nursing intervention to promote health behaviors in cancer survivorsPsychometric properties of the 28-Item General Health Questionnaire in nurses: a proposal with 24 items author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283On-line version ISSN 2182-2883

Abstract

MORGADO, Tânia; LOUREIRO, Luís  and  BOTELHO, Maria Antónia Rebelo. Intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental de adolescentes na escola: estudo com grupos focais. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.6, e20133.  Epub Sep 20, 2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20133.

Enquadramento:

Estudos nacionais e internacionais evidenciam reduzida literacia em saúde mental (LSM) dos adolescentes sobre a ansiedade e a necessidade de serem desenvolvidas intervenções psicoeducacionais em contexto escolar.

Objetivo:

Identificar as componentes de uma intervenção psicoeducacional de promoção da LSM sobre a ansiedade para adolescentes em contexto escolar.

Metodologia:

Realizou-se um estudo exploratório, descritivo e de natureza qualitativa, recorrendo a 2 grupos focais e à análise de conteúdo. No primeiro grupo focal, participaram 6 profissionais de saúde ou da educação e, no segundo, 6 adolescentes do 9º ano de escolaridade.

Resultados:

Foram identificadas as componentes de uma intervenção psicoeducacional de promoção da LSM sobre a ansiedade para adolescentes em contexto escolar, que contribuíram para o seu desenho preliminar, integrando 4 sessões de 90 minutos, com diferentes métodos e técnicas pedagógicas.

Conclusão:

Este estudo contribuiu para o desenho preliminar da intervenção psicoeducacional “ProLiSMental”, que pretende capacitar os adolescentes para o acesso, a compreensão e a utilização de informação útil que os ajude na prevenção, no reconhecimento e na gestão da ansiedade.

Keywords : saúde mental; letramento em saúde; educação; adolescente; escolas; grupos focais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )