SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número6Intervenção educacional de enfermagem dirigida à promoção dos comportamentos de saúde nos sobreviventes de cancroPropriedades psicométricas do Questionário Geral de Saúde 28 itens em enfermeiros: proposta com 24 itens índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

MORGADO, Tânia; LOUREIRO, Luís  e  BOTELHO, Maria Antónia Rebelo. Intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental de adolescentes na escola: estudo com grupos focais. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.6, e20133.  Epub 20-Set-2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20133.

Enquadramento:

Estudos nacionais e internacionais evidenciam reduzida literacia em saúde mental (LSM) dos adolescentes sobre a ansiedade e a necessidade de serem desenvolvidas intervenções psicoeducacionais em contexto escolar.

Objetivo:

Identificar as componentes de uma intervenção psicoeducacional de promoção da LSM sobre a ansiedade para adolescentes em contexto escolar.

Metodologia:

Realizou-se um estudo exploratório, descritivo e de natureza qualitativa, recorrendo a 2 grupos focais e à análise de conteúdo. No primeiro grupo focal, participaram 6 profissionais de saúde ou da educação e, no segundo, 6 adolescentes do 9º ano de escolaridade.

Resultados:

Foram identificadas as componentes de uma intervenção psicoeducacional de promoção da LSM sobre a ansiedade para adolescentes em contexto escolar, que contribuíram para o seu desenho preliminar, integrando 4 sessões de 90 minutos, com diferentes métodos e técnicas pedagógicas.

Conclusão:

Este estudo contribuiu para o desenho preliminar da intervenção psicoeducacional “ProLiSMental”, que pretende capacitar os adolescentes para o acesso, a compreensão e a utilização de informação útil que os ajude na prevenção, no reconhecimento e na gestão da ansiedade.

Palavras-chave : saúde mental; letramento em saúde; educação; adolescente; escolas; grupos focais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )