SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número7Integración de la familia en los cuidados de enfermería: perspectiva de los enfermeros y los estudiantes de enfermeríaConocimiento de los estudiantes de enfermería sobre el soporte vital básico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

BAZZAN, Jéssica Stragliotto et al. Comunicação com a equipa de saúde intensivista: perspetiva da família de crianças hospitalizadas. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.7, e21010.  Epub 19-Nov-2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21010.

Enquadramento:

A comunicação com a equipa de saúde é muito importante no processo de adaptação da família à hospitalização infantil.

Objetivo:

Conhecer a perspetiva das famílias acerca da comunicação com a equipa de saúde intensivista durante a hospitalização da criança.

Metodologia:

Estudo qualitativo, realizado com 13 familiares de crianças internadas numa unidade de terapia intensiva pediátrica de um hospital universitário. Os dados foram colhidos em 2017 através de entrevistas semiestruturadas e interpretaram-se à luz do modelo de adaptação de Roy.

Resultados:

Identificaram-se 2 unidades temáticas: Comunicação efetiva entre equipa e família no contexto da unidade de terapia intensiva pediátrica, quando a equipa esclarece dúvidas e transmite informações claras sobre o quadro clínico da criança; Comunicação prejudicada entre equipa e família no contexto da unidade de terapia intensiva pediátrica, quando os profissionais utilizam linguagem que dificulta a compreensão da família.

Conclusão:

A compreensão e a adoção de estratégias de comunicação eficaz entre a equipa e a família são indispensáveis para que ocorra um processo de adaptação adequado no internamento infantil.

Palabras clave : família; equipa de assistência ao paciente; pesquisa qualitativa; comunicação; hospitalização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )