SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número7A integração da família nos cuidados de enfermagem: perspetiva de enfermeiros e estudantes de enfermagemConhecimentos dos estudantes de enfermagem sobre suporte básico de vida índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

BAZZAN, Jéssica Stragliotto et al. Comunicação com a equipa de saúde intensivista: perspetiva da família de crianças hospitalizadas. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.7, e21010.  Epub 19-Nov-2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21010.

Enquadramento:

A comunicação com a equipa de saúde é muito importante no processo de adaptação da família à hospitalização infantil.

Objetivo:

Conhecer a perspetiva das famílias acerca da comunicação com a equipa de saúde intensivista durante a hospitalização da criança.

Metodologia:

Estudo qualitativo, realizado com 13 familiares de crianças internadas numa unidade de terapia intensiva pediátrica de um hospital universitário. Os dados foram colhidos em 2017 através de entrevistas semiestruturadas e interpretaram-se à luz do modelo de adaptação de Roy.

Resultados:

Identificaram-se 2 unidades temáticas: Comunicação efetiva entre equipa e família no contexto da unidade de terapia intensiva pediátrica, quando a equipa esclarece dúvidas e transmite informações claras sobre o quadro clínico da criança; Comunicação prejudicada entre equipa e família no contexto da unidade de terapia intensiva pediátrica, quando os profissionais utilizam linguagem que dificulta a compreensão da família.

Conclusão:

A compreensão e a adoção de estratégias de comunicação eficaz entre a equipa e a família são indispensáveis para que ocorra um processo de adaptação adequado no internamento infantil.

Palavras-chave : família; equipa de assistência ao paciente; pesquisa qualitativa; comunicação; hospitalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )