SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número7Fatores preditivos da neuropatia diabética em idosos atendidos na atenção primáriaPrática clínica dos enfermeiros na prevenção da infeção associada ao cateter venoso central índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

SILVA, Pereira da; ARAUJO, Beatriz Rodrigues  e  AMADO, João Manuel da Costa. O tratamento diretamente observado na estratégia de controlo da tuberculose em Portugal. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.7, e20129.  Epub 05-Nov-2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20129.

Enquadramento:

A tuberculose, como problema de saúde à escala global, requer um tratamento eficaz. A World Health Organization recomenda a toma da medicação de forma supervisionada e personalizada. Portugal aderiu a esta estratégia, não se tendo identificado estudos desta problemática.

Objetivo:

descrever as implicações do tratamento diretamente observado (TDO) no controlo da tuberculose, em Portugal.

Metodologia:

Estudo exploratório e descritivo, numa amostra de 303 pessoas com tuberculose pulmonar, em centros de diagnóstico pneumológico da região Norte de Portugal, entre março de 2019 e janeiro de 2020.

Resultados:

A TDO é a modalidade de tratamento em 88,1% da amostra. A maioria dos participantes (75,9% das mulheres e 66,3% dos homens) fazem o tratamento sob supervisão do enfermeiro, nas unidades de saúde. As suas expectativas individuais não parecem ser priorizadas. A tomada de decisão sobre a estratégia aplicada surge centrada nos profissionais de saúde e não aparenta privilegiar a participação da pessoa doente.

Conclusão:

A modalidade TDO, apresenta-se como fonte de insatisfação, potencia o agravamento dos recursos económicos da pessoa doente e do estigma social.

Palavras-chave : tuberculose; tratamento; cuidados de saúde primários; enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )