SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV issue7Translation, cultural adaptation, and validation of the Venous International Assessment Scale to European PortugueseHistorical professionalization movements: the relationship between social disasters and modern nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283On-line version ISSN 2182-2883

Abstract

ROMUALDO, Claudio et al. Vivências de estudantes como espetadores de situações de bullying. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.7, e20144.  Epub Nov 25, 2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20144.

Enquadramento:

O Bullying escolar é um fenómeno mundial. Os observadores são centrais à compreensão do fenómeno e ao desenvolvimento de ações de prevenção.

Objetivo:

Conhecer a vivência de estudantes identificados como testemunhas de situações de bullying.

Metodologia:

Estudo qualitativo e exploratório desenvolvido numa escola brasileira, à luz da teoria social cognitiva. Participaram 20 estudantes com idades entre 13 e 18 anos. Os dados foram colhidos através de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. A análise temática foi aplicada aos dados.

Resultados:

A taxa de prevalência de estudantes que observaram situações de bullying foi de 64%. Os participantes possuem bom conhecimento sobre o bullying, avaliam o comportamento agressivo como negativo ou prejudicial, mas esse entendimento não se converte em senso de autoeficácia e ações de ajuda às vítimas. Uma categoria temática foi construída - Tomada de atitude, reforço e sentimentos - “O que motivava o agressor era a plateia”.

Conclusão:

A vivência dos estudantes é assinalada por questões individuais, escolares e contextuais. Implicações para a atenção primária em saúde são enunciadas.

Keywords : bullying; teoria social; saúde escolar; comportamento; atitudes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )