SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número7Movimentos de profissionalização histórica: a relação entre as catástrofes sociais e a enfermagem modernaAdesão terapêutica: contributos para a compreensão e intervenção índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

LIMA, Andreia Maria Novo et al. O conceito multidimensional de autonomia: uma análise conceptual recorrendo a uma scoping review. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.7, e20113.  Epub 06-Dez-2021. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20113.

Contexto:

A autonomia é um conceito largamente utilizado pelos profissionais de saúde, no entanto, denota-se alguma incoerência na sua utilização.

Objetivo:

Mapear e analisar o conceito de autonomia na evidência existente de acordo com a sua aplicação nas diversas áreas do conhecimento.

Método de revisão:

Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute e pelo método de análise conceptual de Walker e Avant. Dois revisores independentes avaliaram a relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados.

Apresentação e interpretação dos resultados:

Foram incluídos 191 artigos na revisão. São atributos do conceito de autonomia - estado cognitivo, inteligência emocional, situação social, condição intelectual e condição física.

Conclusão:

A autonomia é um conceito multifacetado. A enfermagem necessita de desenvolver intervenções que promovam claramente a autonomia da pessoa.

Palavras-chave : assistência ao paciente; autonomia pessoal; formação de conceito; educação em enfermagem; enfermagem; enfermagem em reabilitação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )