SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número8Conocimientos sobre el soporte vital básico en los estudiantes de ciencias de la salud de la enseñanza superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

BATISTA, Annanda Fernandes Moura Bezerra et al. Adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 e o seu processo de construção da autonomia para o autocuidado. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.8, e20213.  Epub 28-Feb-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20213.

Enquadramento:

A diabetes mellitus tipo 1 requer autonomia do adolescente para a realização do autocuidado.

Objetivo:

Analisar o processo de construção da autonomia para o autocuidado de adolescentes com diabetes mellitus tipo 1.

Metodologia:

Pesquisa descritiva-exploratória com nove adolescentes com diabetes tipo 1, através de entrevistas semiestruturadas e dados interpretados pela análise temática indutiva.

Resultados:

O processo de construção da autonomia do adolescente com diabetes inicia com o interesse em procurar conhecimento sobre a doença e tratamento, aprimorado pelo apoio da rede social, potencializando a confiança em si para assumir o seu autocuidado. Dificuldades em controlar a dieta, ter acesso aos materiais para insulinoterapia e falta de segurança para manuseá-los constituem obstáculos para essa construção.

Conclusão:

É fundamental apoiar esses adolescentes na construção da autonomia para o autocuidado a fim de superar as dificuldades na gestão da diabetes e prevenir complicações que podem comprometer a sua qualidade de vida e gerar custo ao sistema de saúde.

Palabras clave : diabetes mellitus; adolescente; autocuidado; autonomia pessoal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )