SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV issue8Adolescents with type 1 diabetes mellitus and their process of developing autonomy for self-carePreoperative nursing consultations: Implementation and evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283On-line version ISSN 2182-2883

Abstract

MIGUEL BARREIRA PRETO, Pedro; PIRES MAGALHAES, Carlos  and  MARIA PIRES DA SILVA FERNANDES, Adília. Conhecimento sobre suporte básico de vida em estudantes do ensino superior de ciências da saúde. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.8, e20182.  Epub Mar 02, 2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20182.

Enquadramento:

A paragem cardiorrespiratória constitui um grave problema que prossupõe uma atuação imediata de terceiros, devendo-se para tal recorrer ao suporte básico de vida (SBV).

Objetivo:

Avaliar os conhecimentos em SBV, em estudantes do ensino superior da área da saúde, e analisar as associações entre o nível de conhecimento e variáveis sociodemográficas, académicas e de contexto socioeducativo.

Metodologia:

Estudo correlacional, transversal, quantitativo, efetuado numa amostra de estudantes do ensino superior.

Resultados:

Obteve-se uma amostra de 683 estudantes, em média com 21 anos de idade e maioritariamente do sexo feminino. A pontuação média dos conhecimentos foi de 11,79 pontos, numa escala de 0 a 20. O nível de conhecimentos está relacionado de forma estatisticamente significativa, com a licenciatura e o ano de curso frequentado, com o terem frequentado um curso/formação em SBV, com a frequência de unidades curriculares onde se abordaram conteúdos de SBV.

Conclusão:

As pontuações médias obtidas enquadram-se num nível suficiente, destacando-se com pontuações mais elevadas os seguintes grupos: estudantes de 4º ano; curso de enfermagem; formação prévia em SBV.

Keywords : estudantes de ciências da saúde; primeiros socorros; reanimação cardiopulmonar; conhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )