SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV issue8Preoperative nursing consultations: Implementation and evaluationEffectiveness of rehabilitation nursing programs on balance, gait, and functional independence in hospitalized older people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283On-line version ISSN 2182-2883

Abstract

ALVES, Leidiane Moreira; SERVO, Maria Lúcia Silva  and  ALMEIDA, Deybson Borba de. Da subjacência à não implicação do processo de enfermagem na construção da identidade profissional dos enfermeiros. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.8, e20180.  Epub Mar 07, 2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20180.

Enquadramento:

O processo de enfermagem é um instrumento de trabalho fundamentado em conhecimentos científicos para planeamento dos cuidados e oportunidade de construção da identidade profissional dos enfermeiros.

Objetivo:

Identificar os motivos da não implicação do processo de enfermagem na construção da identidade profissional dos enfermeiros.

Metodologia:

Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado com 10 enfermeiros que trabalham numa unidade de terapia intensiva neonatal de um hospital público do interior da Bahia, Brasil. A entrevista semiestruturada foi utilizada como técnica de colheita de dados. Para a análise de dados foi utilizada a hermenêutica-dialética, alicerçada no referencial teórico-filosófico de Claude Dubar, com apoio do software Nvivo 11.

Resultados:

Emergiram três categorias: Uma compreensão instrumental tecnicista; Entre a subjacência e a incompreensão; e A procura da identidade e a sua incompreensão.

Conclusão:

A não implicação do processo de enfermagem na construção da identidade profissional desses enfermeiros acontece devido à incorporação mecanizada, rotinizada e não reflexiva do processo de enfermagem no ambiente de trabalho, traduzidas pela incompreensão do processo identitário da profissão.

Keywords : processo de enfermagem; identificação social; enfermeiros e enfermeiras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )