SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número8Eficacia de los programas de enfermería de rehabilitación sobre el equilibrio, la marcha y la independencia funcional en ancianos hospitalizadosÍndice de calidad en el mantenimiento del catéter venoso central en una unidad de cuidados intensivos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

SILVA, Rosa Carla Gomes da et al. Fazer a Diferença 3 - um programa de estimulação cognitiva individual para pessoas idosas: Aceitabilidade e aplicabilidade. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.8, e20161.  Epub 08-Mar-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20161.

Enquadramento: A estimulação cognitiva individual desenvolvida em contexto domiciliar por um cuidador é uma intervenção inovadora. O programa de estimulação cognitiva Fazer a Diferença 3 (FD3) é um exemplo deste tipo de intervenção.

Objetivo:

Explorar a aceitabilidade e a aplicabilidade do programa FD3 para a população portuguesa.

Metodologia:

Estudo desenvolvido em duas fases: na Fase 1 realizaram-se entrevistas exploratórias a académicos, profissionais de saúde e cuidadores, com o intuito de se conhecer a recetividade a este tipo de intervenção; na Fase 2 conduziu-se um painel de peritos e grupos focais, com cuidadores, para explorar a suas perceções sobre o programa FD3, versão portuguesa.

Resultados:

A Fase 1 foi impulsionadora do estudo. As partes interessadas analisaram este tipo de intervenção como muito útil e versátil. A Fase 2 permitiu perceber as potencialidades em termos de aceitabilidade e de aplicabilidade da intervenção, traduzida e adaptada, para a população portuguesa.

Conclusão:

O programa FD3 poderá ser uma excelente ferramenta no cuidado à pessoa idosa com deterioração cognitiva a residir em contexto domiciliar.

Palabras clave : estimulação cognitiva; intervenção não-farmacológica; declínio cognitivo; demência; perturbação neurocognitiva; cuidador.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )