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Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

FIGUEIREDO, Anabela; FONSECA, Sandra  e  CARDOSO, Alexandrina. Necessidades de aprendizagem das mães e dos pais durante a gravidez. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.8, e20217.  Epub 14-Fev-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20217.

Enquadramento:

A adaptação à gravidez implica que quem a vivencia incorpore um conjunto de competências que permitam a promoção da saúde. O conhecimento disciplinar que suporta a identificação das necessidades de aprendizagem é ainda limitado.

Objetivo:

Identificar as necessidades de aprendizagem, das mães e dos pais, para a promoção do autocuidado durante a gravidez.

Metodologia:

Estudo transversal, qualitativo. Participaram 80 mães e 20 pais, com intenção de engravidar ou gravidez atual ou prévia. Foram salvaguardados os princípios éticos. Foram realizadas entrevistas, entre janeiro e junho 2016. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo (grounded analysis), com recurso ao NVivo11.

Resultados:

As necessidades de aprendizagem identificadas pelas mães e pais foram categorizadas em preparar-se para a gravidez; ajustar-se à gravidez; cuidar de si; cuidar do bebé (feto); assegurar a vigilância da saúde.

Conclusão:

Para se ajustarem à gravidez emergem três domínios de necessidades em cuidados - processo corporal, autocuidado/autovigilância e saúde fetal. As necessidades identificadas na mãe e pai são sobreponíveis, pelo que poder-se-á considerar o casal como cliente dos cuidados.

Palavras-chave : gravidez; autocuidado; avaliação das necessidades educacionais; cuidados de enfermagem.

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