SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV issue8Family care in the emergency department: Nurses’ lived experiencesPsychometric properties of a questionnaire for assessing informal caregivers’ skills author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283On-line version ISSN 2182-2883

Abstract

ROJAS ESPINOZA, Jessica Belen et al. Prácticas pedagógicas desarrolladas por docentes en la enseñanza de enfermería. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.8, e20174.  Epub Feb 16, 2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20174.

Enquadramento:

As práticas pedagógicas de enfermeiros constituem um amplo campo de estudo em virtude das novas necessidades de saúde.

Objetivo:

Conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes num curso de graduação em enfermagem.

Metodologia:

Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, cujos dados foram colhidos através de entrevistas em profundidade, em 2020. Participaram cinco docentes de enfermagem que exercem funções numa universidade pública do México. Os dados foram organizados e analisados indutivamente com base na proposta operacional de Minayo.

Resultados:

Emergiram quatro categorias: Porquê e para o que ensinar; Preparação pedagógica para o ensino; Estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por docentes de enfermagem; Desafios do exercício pedagógico na percepção de docentes de enfermagem.

Conclusão:

Os professores relatam que não tiveram formação pedagógica e que, ao iniciarem a docência, procuraram individualmente a preparação necessária para o ensino.

Keywords : enfermagem; docentes de enfermagem; educação em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )