SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número8La atención a la familia en los servicios de urgencias: La experiencia vivida por el enfermeiroPropiedades psicométricas de un cuestionario de evaluación de las competencias del cuidador informal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

ROJAS ESPINOZA, Jessica Belen et al. Prácticas pedagógicas desarrolladas por docentes en la enseñanza de enfermería. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.8, e20174.  Epub 16-Feb-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20174.

Enquadramento:

As práticas pedagógicas de enfermeiros constituem um amplo campo de estudo em virtude das novas necessidades de saúde.

Objetivo:

Conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes num curso de graduação em enfermagem.

Metodologia:

Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, cujos dados foram colhidos através de entrevistas em profundidade, em 2020. Participaram cinco docentes de enfermagem que exercem funções numa universidade pública do México. Os dados foram organizados e analisados indutivamente com base na proposta operacional de Minayo.

Resultados:

Emergiram quatro categorias: Porquê e para o que ensinar; Preparação pedagógica para o ensino; Estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por docentes de enfermagem; Desafios do exercício pedagógico na percepção de docentes de enfermagem.

Conclusão:

Os professores relatam que não tiveram formação pedagógica e que, ao iniciarem a docência, procuraram individualmente a preparação necessária para o ensino.

Palabras clave : enfermagem; docentes de enfermagem; educação em enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )