SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número8O cuidado à família no serviço de urgência: A experiência vivida do enfermeiroPropriedades psicométricas de um questionário de avaliação das competências do cuidador informal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

ROJAS ESPINOZA, Jessica Belen et al. Prácticas pedagógicas desarrolladas por docentes en la enseñanza de enfermería. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.8, e20174.  Epub 16-Fev-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20174.

Enquadramento:

As práticas pedagógicas de enfermeiros constituem um amplo campo de estudo em virtude das novas necessidades de saúde.

Objetivo:

Conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes num curso de graduação em enfermagem.

Metodologia:

Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, cujos dados foram colhidos através de entrevistas em profundidade, em 2020. Participaram cinco docentes de enfermagem que exercem funções numa universidade pública do México. Os dados foram organizados e analisados indutivamente com base na proposta operacional de Minayo.

Resultados:

Emergiram quatro categorias: Porquê e para o que ensinar; Preparação pedagógica para o ensino; Estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por docentes de enfermagem; Desafios do exercício pedagógico na percepção de docentes de enfermagem.

Conclusão:

Os professores relatam que não tiveram formação pedagógica e que, ao iniciarem a docência, procuraram individualmente a preparação necessária para o ensino.

Palavras-chave : enfermagem; docentes de enfermagem; educação em enfermagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )