SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV issue8Psychometric properties of a questionnaire for assessing informal caregivers’ skillsNursing records in Portuguese journals (1958-1998): A bibliometric study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283On-line version ISSN 2182-2883

Abstract

LIMA, Andreia Maria Novo et al. Validação da Escala de Autoavaliação da Promoção da Autonomia dos Idosos (EAPAI) por parte dos enfermeiros. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.8, e21003.  Epub Feb 18, 2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21003.

Enquadramento:

A promoção da autonomia do idoso assume particular relevo na prestação de cuidados de enfermagem. Contudo, na literatura não foram encontrados instrumentos que permitam efetuar a autoavaliação da promoção da autonomia dos idosos.

Objetivo:

Avaliar as propriedades psicométricas de uma escala de autoavaliação da promoção da autonomia dos idosos.

Metodologia:

Estudo metodológico que compreendeu a avaliação das propriedades psicométricas da escala, com recurso de uma amostra de 360 enfermeiros. A fiabilidade foi avaliada através da consistência interna e a validade de constructo através de análise fatorial exploratória (rotação varimax).

Resultados:

A consistência interna total (Alfa de Cronbach) foi de 0,983, variando de 0,955 a 0,990 nos seis fatores identificados.

Conclusão:

Esta escala, que apresenta boas propriedades psicométricas, é um instrumento de avaliação da promoção da autonomia dos idosos, na perspetiva dos enfermeiros, potencialmente útil para aumentar a consciencialização destes profissionais neste domínio.

Keywords : assistência a idosos; cuidados de enfermagem; autonomia pessoal; promoção da saúde; estudo de validação; pesos e medidas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )