SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV issue8Factors influencing the adaptation of families, as systems and clients, to cancer: A scoping review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Enfermagem Referência

Print version ISSN 0874-0283On-line version ISSN 2182-2883

Abstract

SOUSA, Ana Filipa Domingues et al. Programas de intervenção para crianças, adolescentes e pais a vivenciar cancro parental: Protocolo de scoping review. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.8, e20175.  Epub Feb 24, 2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20175.

Contexto:

O cancro parental tem impacto nas crianças, adolescentes e unidade familiar. A aplicação de programas de intervenção resulta no desenvolvimento de habilidades parentais e produz resultados positivos nos filhos ao nível da compreensão do cancro dos pais, desenvolvimento de mecanismos de coping, melhoria da comunicação e relacionamento pais-filhos, permitindo empoderar a família para enfrentar o cancro.

Objetivo:

Mapear programas de intervenção existentes dirigidos a crianças, adolescentes e pais a vivenciar o cancro parental (doentes oncológicos).

Método de revisão:

Metodologia de scoping review proposta pelo Joanna Briggs Institute. O processo de análise, extração e síntese dos dados será desenvolvido por revisores independentes.

Apresentação e interpretação dos resultados:

O mapeamento dos programas permitirá identificar as intervenções desenvolvidas por profissionais de saúde, dirigidas a crianças, adolescentes e pais a vivenciar o cancro parental.

Conclusão:

A revisão resultante do protocolo elaborado permitirá selecionar intervenções adequadas para o desenho de um programa de intervenção de enfermagem dirigido a adolescentes e pais que vivenciam a experiência do cancro parental.

Keywords : cancro parental; intervenção; crianças; adolescentes; enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )