Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista de Enfermagem Referência
versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883
Resumen
SILVA, Mafalda Sofia da et al. Bem-estar psicológico e coping em estudantes de enfermagem durante a quarentena pela COVID-19. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.8, suppl.1, e20211. Epub 15-Mar-2022. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv20211.
Enquadramento:
A crise pandémica da COVID-19 acarretou mudanças na vida académica dos estudantes do ensino superior, o que poderá afetar o seu bem-estar psicológico.
Objetivo:
Analisar a relação entre estratégias de coping utilizadas e o bem-estar psicológico em estudantes de enfermagem durante a quarentena pela COVID-19.
Metodologia:
Estudo transversal, descritivo-correlacional, utilizando uma amostra de 136 estudantes. Colheita de dados online, com recurso à Escala de Medida de Manifestação de Bem-estar Psicológico e à Brief COPE.
Resultados:
Os estudantes dos últimos anos de curso utilizam mais frequentemente a estratégia de coping suporte instrumental (p = 0,015) e emocional (p = 0,009), apresentam ainda, maiores níveis de bem-estar psicológico (p = 0,012). As alterações no rendimento familiar estão associadas ao bem-estar psicológico (p = 0,024), assim como as estratégias de coping religião (r = 0,36; p ≤ 0,01), reinterpretação positiva (r = 0,47; p ≤ 0,01) e humor (r = 0,37; p ≤ 0,01).
Conclusão:
As estratégias de coping adotadas pelos estudantes parecem estar relacionadas com o bem-estar psicológico durante a quarentena.
Palabras clave : adaptação psicológica; coronavírus; pandemias; quarentena; estudantes de enfermagem.