SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número8  suppl.1Clima de segurança no trabalho em unidade de atenção psicossocial: Perceção de trabalhadores de enfermagemCurso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

GUZMAN-RAMIREZ, Verónica et al. Clima escolar como factor protector para el consumo de drogas en adolescentes de preparatoria. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.8, suppl.1, e21024.  Epub 02-Mar-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21024.

Enquadramento:

O clima escolar é considerado um fator de proteção para o consumo de drogas.

Objetivo:

Identificar a associação do clima escolar com o uso de drogas por adolescentes.

Metodologia:

Estudo descritivo correlacional preditivo. Amostragem por conglomerados num estágio e amostra de 227 alunos de 15 a 18 anos. Foram aplicados o Cartão de Identificação de Características Pessoais e Consumo de Medicamentos e a Escala de Clima Escolar (MDS3).

Resultados:

Identificou-se que quando há perceção positiva de segurança (OR = 0,904; p < 0,01) há menor consumo de álcool na última semana, explicando 8,2% da variância. Por outro lado, um clima escolar positivo não prediz o uso de tabaco, porém, há menor probabilidade de uso de tabaco no último ano quando há uma perceção positiva do ambiente escolar (OR = 0,884; p < 0,05).

Conclusão:

A perceção positiva de segurança no clima escolar está associada ao não consumo de álcool na última semana, porém não prediz o uso de tabaco.

Palavras-chave : instituições académicas; consumo de álcool por menores; consumo de tabaco; fatores de protecção.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )