SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número8  suppl.1Clima escolar como factor protector para el consumo de drogas en adolescentes de preparatoriaPromoción del autocuidado en pacientes hospitalizados con COVID-19: Intervenciones de enfermería de rehabilitación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

FERREIRA, Maria Manuela Frederico; BUENO, Alexandre de Assis  y  LOMBA, Maria de Lurdes. Curso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.8, suppl.1, e20203.  Epub 04-Mar-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20203.

Enquadramento:

A liderança eficaz na prática de enfermagem relaciona-se com a preparação dos estudantes durante a formação académica.

Objetivo:

Identificar conteúdos sobre liderança nos programas do Curso de Licenciatura em Enfermagem em Portugal.

Metodologia:

Consulta online dos programas das unidades curriculares de 17 cursos com conteúdos acessíveis, de 39 instituições de ensino superior que lecionam enfermagem, em setembro-dezembro de 2018. Dados organizados com o software Excel para caracterização das unidades curriculares e análise de conteúdo com software IRAMUTEQ 0.6 alpha 3.

Resultados:

Identificados conteúdos sobre liderança em unidades curriculares que apresentavam os termos “gestão” e/ou “administração”, associados com “enfermagem” e/ou “saúde”, e outros termos associados, salientando-se “organização dos cuidados de saúde”.

Conclusão:

O ensino da liderança está presente como conteúdo programático em todos os currículos, embora não seja lecionada como disciplina própria em nenhum dos Cursos de Licenciatura. Reconhece-se ser fundamental o ensino da liderança para o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. Não foram encontradas nas unidades curriculares dos cursos ligações do ensino da liderança à prática clínica.

Palabras clave : enfermagem; estudantes de enfermagem; educação superior; liderança; educação baseada em competências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )