Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883
Resumo
FERREIRA, Maria Manuela Frederico; BUENO, Alexandre de Assis e LOMBA, Maria de Lurdes. Curso de Licenciatura em Enfermagem: Panorama do ensino de liderança em Portugal. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.8, suppl.1, e20203. Epub 04-Mar-2022. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv20203.
Enquadramento:
A liderança eficaz na prática de enfermagem relaciona-se com a preparação dos estudantes durante a formação académica.
Objetivo:
Identificar conteúdos sobre liderança nos programas do Curso de Licenciatura em Enfermagem em Portugal.
Metodologia:
Consulta online dos programas das unidades curriculares de 17 cursos com conteúdos acessíveis, de 39 instituições de ensino superior que lecionam enfermagem, em setembro-dezembro de 2018. Dados organizados com o software Excel para caracterização das unidades curriculares e análise de conteúdo com software IRAMUTEQ 0.6 alpha 3.
Resultados:
Identificados conteúdos sobre liderança em unidades curriculares que apresentavam os termos “gestão” e/ou “administração”, associados com “enfermagem” e/ou “saúde”, e outros termos associados, salientando-se “organização dos cuidados de saúde”.
Conclusão:
O ensino da liderança está presente como conteúdo programático em todos os currículos, embora não seja lecionada como disciplina própria em nenhum dos Cursos de Licenciatura. Reconhece-se ser fundamental o ensino da liderança para o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. Não foram encontradas nas unidades curriculares dos cursos ligações do ensino da liderança à prática clínica.
Palavras-chave : enfermagem; estudantes de enfermagem; educação superior; liderança; educação baseada em competências.