SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número8  suppl.1Promoção do autocuidado na pessoa com COVID-19 hospitalizada: Intervenções de enfermagem de reabilitaçãoA gripe espanhola de 1918 versus SARS-CoV-2: Uma comparação ao longo da história índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

RODRIGUES, Joana Rita Guarda da Venda  e  VELEZ, Maria Antónia Miranda Rebelo Botelho Alfaro. Tornar-se mãe de um segundo filho: O momento do nascimento. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.8, suppl.1, e21002.  Epub 08-Mar-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv210002.

Enquadramento:

Tornar-se mãe de um segundo filho, enquanto fenómeno de transição na parentalidade, exige da mulher uma transição para novos papéis e responsabilidades, traduzindo-se num período de maior vulnerabilidade.

Objetivo:

Compreender o sentido da experiência vivida da mulher ao tornar-se mãe de um segundo filho.

Metodologia:

Estudo qualitativo, de desenho fenomenológico hermenêutico. Atividades desenvolvidas no processo de análise de dados tiveram em consideração as orientações de van Manen. Cumpriram-se pressupostos éticos.

Resultados:

O tema, o momento do nascimento, manifesta-se no encontro entre a mulher e o segundo filho, sendo um momento apresentado como “só eu e ele”. A partir deste momento, iniciam-se, encontro(s) e/ou o (des)encontro(s) com o outro, que é o segundo filho, e nasce a (nova) identidade familiar. O afeto e as emoções, mas também as ambivalências e (des)encontros entrelaçam-se nesta experiência.

Conclusão:

O encontro com os achados e o seu sentido para os enfermeiros permitirá abrir o horizonte da sua compreensão da experiência vivida destas mulheres e seguramente terá impacto no seu modo de ser-presente no quotidiano de cuidados.

Palavras-chave : mães; irmãos; parentalidade; nascimento; família; enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )