SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número1Triagem de Manchester: Perceções dos enfermeiros sobre os seus contributos e fatores que a influenciamConhecimento dos profissionais de saúde sobre cuidados paliativos: Análise de um hospital central português índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

OLIVEIRA, Bárbara Ingênito de et al. Fatores que influenciam o uso inadequado do preservativo na perspetiva de jovens universitários. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21043.  Epub 23-Jun-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21043.

Enquadramento:

O comportamento de risco sexual de jovens relacionado com as infeções sexualmente transmissíveis envolve o início da vida sexual, variabilidade de parceiros, práticas casuais, (des)uso de preservativos e consumo de substâncias psicoativas.

Objetivo:

Identificar os fatores que influenciam o uso inadequado do preservativo na perspetiva de jovens universitários.

Metodologia:

Estudo descritivo, qualitativo, realizado numa universidade privada carioca brasileira com 30 jovens universitários, que integraram três grupos focais. Análise de dados utilizando a técnica de análise lexical e do IRaMuTeQ.

Resultados:

Emergiram cinco classes, entre elas: o uso de álcool como determinante do comportamento de risco; uso inadequado de preservativos, associado ao risco de infeção; pouca informação sobre a prevenção dessas doenças; e uso de preservativos. Nas práticas sexuais, os participantes faziam uso descontinuado do preservativo e preocupavam-se mais com a ocorrência de uma gravidez não planeada.

Conclusão:

A assunção dos comportamentos sexuais de risco pelos universitários denota vulnerabilidades nos âmbitos individual-social evidenciando-se a necessidade de se desenvolver estratégias efetivas de educação para a saúde e de intervenções terapêuticas.

Palavras-chave : preservativos; adulto jovem; infecções sexualmente transmissíveis; assunção de riscos; sexo sem proteção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )