SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número1Cuidados paliativos na formação inicial em enfermagem: Um estudo de métodos mistosUnidade local de saúde: Um modelo de integração vertical dos cuidados de saúde índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

FERREIRA, Cátia Alexandra Granja et al. Medição da temperatura corporal em crianças: Estudo comparativo entre o método de medição axilar e timpânico. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21008.  Epub 26-Maio-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21008.

Enquadramento:

A temperatura corporal é um dos sinais vitais mais avaliados nos cuidados de saúde pediátricos para avaliação e orientação clínica.

Objetivos:

Avaliar a concordância entre a medição da temperatura por via axilar e timpânica em crianças dos 6 aos 36 meses.

Metodologia:

Estudo observacional e descritivo desenvolvido num hospital de nível II, em Portugal. O protocolo de medição da temperatura seguiu as orientações da Direção-Geral da Saúde.

Resultados:

Participaram no estudo 331 crianças. A diferença entre a temperatura timpânica e axilar variou entre os 0,00ºC e os 1,40ºC com uma média de 0,45ºC ± 0,30ºC e uma mediana de 0,50ºC, com uma concordância quase perfeita entre os dois métodos. Observou-se um efeito no valor da temperatura consoante o método utilizado em todas as variáveis estudadas.

Conclusão:

Existe uma concordância quase perfeita entre estes dois métodos de medição da temperatura, não influenciando a tomada de decisão clínica. Dado a maior facilidade de implementação e exequibilidade, as vantagens do método de avaliação via timpânica são superiores ao método tradicional via axilar, pelo que poderá ser implementado como rotina na avaliação da temperatura em crianças dos 6 aos 36 meses.

Palavras-chave : temperatura corporal; termómetros; febre; criança; pediatria; enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )