SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serVI número1Medición de la temperatura corporal en niños: Estudio comparativo entre el método de medición axilar y timpânicoAdaptación transcultural y evidencias de la validez de la eHealth Literacy Scale para su uso en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Enfermagem Referência

versión impresa ISSN 0874-0283versión On-line ISSN 2182-2883

Resumen

CRUZ, João Ricardo Miranda da; ESCANCIANO, Susana Rodríguez; MARCOS, Ana Belén Casares  y  PIMENTEL, Maria Helena. Unidade local de saúde: Um modelo de integração vertical dos cuidados de saúde. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21061.  Epub 31-Mayo-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv21061.

Enquadramento:

As unidades locais de saúde (ULS) concretizam a integração de cuidados de natureza vertical, reunindo numa única entidade e com a mesma gestão, diferentes níveis de cuidados.

Objetivos:

Analisar o modelo organizacional das ULS e os potenciais ganhos económicos e em saúde.

Metodologia:

Estudo exploratório em que participaram cinco ULS que se localizam na zona norte e interior de Portugal. Os dados analisados incidiram sobre o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, qualidade dos cuidados, eficiência produtiva e desempenho económico-financeiro, referentes ao período de 2015 a 2018. A fonte dos dados foi a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Resultados:

Pela análise dos dados da ACSS e da ERS parece haver evidência de que o modelo organizativo em ULS não traduz na prática ganhos económicos e em saúde.

Conclusão:

Na génese das ULS está o objetivo de criar uma melhor interligação dos diferentes níveis de cuidados, concluindo-se que este modelo de governação não aporta o valor acrescentado que teoricamente previa.

Palabras clave : instituições de saúde; administração de serviços de saúde; modelos organizacionais; qualidade da assistência à saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )